quarta-feira, 2 de setembro de 2009

plano de aula

UAB UnB Instituto de Artes TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA ESCOLA 1
Roteiro para Plano de Aula em Arte


Aluno: SEU NOMEArtes Visuais [ ] Música [ ] Teatro [ ]


Nome da Atividade: Escreva nessa linha o título e subtítulo (se houver) da atividade planejada.
Fundamentos teóricos:
Escolha entre três a cinco palavras-chave que resumem os temas explorados na aula.
palavra-chave 1; palavra-chave 2; palavra-chave 3; palavra-chave 4; palavra-chave 5
Objetivos:
Geral
Escreva aqui o objetivo geral que sintetiza as principais metas de sua aula.

Específicos
Escreva aqui, em tópicos, os objetivos específicos referente as metas da aula proposta. Deve haver objetivos cognitivos, ou seja, aqueles referentes a aprendizagem dos conteúdos (ex. Conhecer a biografia dos principais artistas modernos brasileiros) e objetivos comportamentais, ou seja, aqueles referente ao desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes, posturas, etc. (ex. Ampliação da sensibilidade estética, desenvolvendo o gosto pela apreciação de obras das vanguardas artísticas contemporâneas).

Conteúdo:
Escreva aqui quais serão os conteúdos abordados.

Tempo:
Indique qual o tempo estimado para a execução da aula.

Metodologia:
Escreva aqui um pequeno texto, entre cinco a dez linhas, que explica de que modo a aula irá se desenvolver. Qual será a abordagem? Quais serão as etapas da aula?
Escreva um pequeno texto que explique como irá articular os seus objetivos e sua metodologia, descrevendo melhor como se desenvolverá a aula e os resultados que se pretende alcançar.


Recursos:
Liste quais os recursos materiais de consumo (papéis, tintas, lápis, etc.), recursos técnicos (computador, projetor multimídia, retroprojetor, etc.) e recursos humanos (técnicos, cientistas, etc.), e suas respectivas quantidades que irá precisar para sua aula.

Avaliação:
Descreva como se dará a avaliação, quais serão os quesitos avaliados e seus pesos. Subdivida-a em duas partes; avaliação do produto (que é uma avaliação quantitativa baseada nos objetivos cognitivos e para tal você pode utilizar uma atividade objetiva, como desenhos, textos, etc.) e avaliação do processo (que é uma avaliação qualitativa baseada nos objetivos comportamentais e para tal você pode utilizar relato pessoais dos alunos, memorial descritivo, diário de bordo, etc. bem como, mudança de comportamento e postura em sala de aula).

Referência bibliográfica:

Liste aqui a bibliografia consultada que embasa teoricamente o plano de sua aula. Siga o modelo abaixo de normas da ABNT. Para maiores esclarecimentos das normas ABNT visite o site http://bu.ufsc.br/framerefer.html .
Para livrosSOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo se houver. Local: Editora, ano.
Para citar sitesSOBRENOME, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. Disponível em . Acessado em 31 de fevereiro de 2008.


ATENÇÂO: Baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da Arte listamos alguns objetivos gerais que o ensino da arte deve atingir. Uma sugestão para seu plano de aula é estudar esses objetivos, e pensando na atividade de visitação de um museu virtual, escolher entre três a cinco desses objetivos e a partir deles desenvolver o seu plano de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário